quinta-feira, 2 de julho de 2009

RELATÓRIO DA OFICINA 6: TP3


UNIDADE 11. TIPOS TEXTUAIS

UNIDADE 12. A INTER-RELAÇÃO ENTRE GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS.




Encontro realizado em 18 de maio, na SEMED, com os professores dos anos finais do Ensino Fundamental das 9 escolas que participam do Programa. Os objetivos trabalhados na oficina foram: caracterizar e identificar tipologias narrativas, descritivas, injuntivas, preditivas, dissertativas - expositivas e argumentativas; relacionar sequências tipológicas à classificação de gênero; reconhecer a transposição de um formato textual para outro.

A oficina iniciou com a leitura do poema "Traduzir-se", de Ferreira Gullar, com finalidade de apreciar o poema. Logo depois, foram apresentados diferentes gêneros com predominâncias de sequências tipológicas variadas. Os cursistas foram identificando os gêneros e as sequências tipológicas predominantes em cada um, como atividade prévia alguns ainda tiveram dificuldades para identificar a predominância em cada gênero textual. Também foi observado que sequências injuntivas e preditivas não eram trabalhadas como tipos textuais, por questão de não saberem dessa classificação, pois as comuns a eles eram só narrativas, descritivas e dissertativas. Em seguida, foram trabalhadas as atividades 5, 10 e 11, coletivamente, e em grupos a atividade 12 e o texto do Jô Soares "Composição: O salário mínimo".

Ao relatarem a atividade do avançando na prática os professores disseram que ficaram surpresos com a capacidade de alguns alunos em produzir textos dissertativos, outros se manifestaram dizendo que houve dificuldade no momento de aplicação da atividade, os alunos não compreendiam o fato de que um gênero apresentassem diferentes sequências tipológicas e que só uma é predominante. Esse entendimento se deu quando a professora pegou a produção de uma aluna e mostrou para turma a presença de sequências narrativas e descritivas no texto com predominância do tipo narativo.

A avaliação do encontro foi realizada mediante a pergunta lançada a cada cursista,o que você aprendeu hoje na oficina? E dentre outras respostas a que chamou atenção da formadora foi a da professora Regina Márcia, "Hoje aprendi o que nenhum curso de capacitação ou graduação me ensinou, aprendi com exemplos práticos, as diferentes sequências tipológicas presentes em um gênero". Outros manifestaram-se dizendo que aprendem muito com os textos teóricos e literários que os TPs apresentam,e que as oficinas oferecem estratégias inovadoras para conduzir com segurança e conhecimento suas aulas.

2 comentários:

  1. Estive por aqui em visita ao seu blog! Aprendi um pouco com os seus escritos!! Abraços Ademar!!

    ResponderExcluir
  2. Realmente estamos revolucionando os conceitos que a maioria dos professores têm sobre gêneros e tipos textuais. Quase não se ensinou isso nas graduações de Letras. Então, continuemos o trabalho com gêneros e tipos para que os conceitos fiquem bem claros, mas também para que os professores possam saber aplicar nos exercícios em sala de aula com os alunos esses novos conceitos, não é mesmo?
    Beijo

    ResponderExcluir