segunda-feira, 20 de julho de 2009

APRECIAÇÃO TEÓRICA

Texto e leitor: aspectos cognitivos de leitura (Pontes, 2000, 7ª ed.) da PhD em Linguística Ângela Kleiman, que permite uma reflexão acerca da compreensão textual, mostrando a leitura como processo interativo, em que o leitor utiliza os diferentes níveis de conhecimento para que ocorra essa interação, além de considerar importante a construção do significado mediante o uso de conhecimentos partilhados entre leitor e autor.
Se concordamos que a leitura é uma prática social, fundamental para entender melhor o mundo, tem que discutir e encontrar uma maneira de organizar o trabalho para que os alunos possam aprender e experimentar diversas situações de leitura na escola e para que se tornem leitores experientes.
Para Kleiman, leitores experientes revelam que seu sucesso deve-se a uma prática mais ampla de leitura, ao conhecimento linguístico, que envolve todo conhecimento da língua, conhecimento de mundo que nada mais é que o acúmulo de experiências na vida social, adquirido informalmente e o conhecimento textual que se obtém a partir do contato com gêneros, reconhecendo as estruturas textuais. O significado do texto é construído pelo leitor, a partir da ativação de seus conhecimentos prévios, para interpretar o que está escrito. Quando lemos um texto, é importante atribuirmos um significado a ele, relacionando os seus componentes com nossos entendimentos e sentimentos, ou seja, o texto só faz sentido quando ele se articula com as informações que o leitor possui. Assim, ler palavras é muito mais do que converter letras em sons, é atribuir significados as palavras para que possamos entender o mundo.
Portanto, para que a leitura faça sentido em nossa vida além dos muros e obrigações, precisamos trabalhar com a variedade de textos que circulam socialmente, com materiais de qualidade, estabelecendo uma dirversidade de objetivos e modalidades de leitura, por isso, promover a interação dos alunos com diferentes textos escritos múltiplas situações de leitura é um desafio! Vamos promover diferentes leituras?

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