Aconteceram no dia 22 de abril, manhã e tarde as primeiras oficinas introdutórias do Gestar II com os Professores de Língua Portuguesa, no auditório da SEMED, com frequência total dos participantes.
No encontro foi realizada a apresentação dos participantes do grupo de formação - cursistas e formadora através de uma dinâmica motivadora "Quem sou?", que permitiu aos professores externar expectativas positivas em relação ao programa e logo após, uma mensagem reflexiva "Educador -Mediador", para introduzir a apresentação dos slides do Guia Geral:
proposta e objetivos do Programa;
sua caracterização;
modalidade e ações integrantes;
os fundamentos da proposta pedagógica;
o sistema de avaliação e as expectativas de mudança a partir da implementação do mesmo, para professores e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.
Dentre outras atividades, foi proposto a análise da estrutura dos TPs e AAAs e apresentado os critérios de avaliação dos cursistas: frequência aos encontros, atividades propostas a serem desenvolvidas e cobradas: lição de casa e outras atividades que farão parte do portfólio que cada cursista irá construir durante a realização da formação, com registro acumulativo e progressivo de dados pertinentes às aprendizagens.
As atividades desenvolvidas com os cursistas no encontro, como questionamentos e reflexões, foram válidas e necessárias para que eles soubessem da responsabilidade para com o programa, sua importância, compromisso com a prática do professor em sala de aula e seu comprometimento com as atividades propostas.
E ao finalizar o encontro, saíram com a incumbência de estudar e responder as primeiras unidades 9 e 10 do TP3, desenvolver um avançando na prática e entregar no próximo encontro o relato escrito da atividade realizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário