segunda-feira, 20 de julho de 2009

APRECIAÇÃO DE TEXTO TEÓRICO


Mestre em educação, Max Haetinger propõe uma reflexão sobre "fazer revolução", livro " Sou Professor! A formação do professor formador" da Editora Positivo.

Max, aponta a necessidade de movimentarmos a práxis educativa em novas direções, revolucionando e inovando novos métodos e propostas. Isso significa trabalhar por uma educação mais viva, dinâmica; que provoca o convívio solidário, a cooperação, a ética, a inserção e participação social; que valorize o educando, sua história, sua autonomia; que potencialize sua criatividade e sua capacidade de enfretar problemas e incertezas.

Hoje, esperamos que a escola seja um espaço onde alunos possam realmente construir novos conhecimentos e desenvolver habilidades que lhes serão úteis por toda vida. Essa revolução faz-se urgente no espaço de educação e formação das novas gerações, a escola, onde cabe a nós, educadores, atuar como agentes de transformação social e contribuirmos, em maior ou menor medida, com as relações inseparáveis entre sujeito - conhecimento - cultura.

Em síntese, somos partes e produto de um mundo em transformação, no qual novas necessidades e argumentos emergem, todos os dias, para nos darmos conta de que precisamos mudar, revolucionar, se quisermos de fato ingressar na era do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário