quarta-feira, 8 de julho de 2009

OFICINA 7: TP4


UNIDADE 13 - LEITURA, ESCRITA E CULTURA

UNIDADE 14 - O PROCESSO DE LEITURA.


Realizou-se com constantes reflexões e aprendizagens a oficina em 15 de junho, na Secretaria Municipal de Educação que contou com a participação ativa dos cursistas nas atividades propostas para o encontro.

Inicialmente foi realizada a leitura de fruição, atitude que a formadora estabeleceu desde o início da formação, bastante proveitosa e motivadora.

Em seguida, cada cursista foi solicitado a pegar um texto de imagem, para que fizessem a leitura acionando o conhecimento prévio a respeito de que texto a imagem estaria se referindo. Depois da apresentação individual de cada um,era realizada a leitura do texto original para que observassem se o texto produzido pelo cursista se confirmou ou não com o original. Com a realização da atividade foi possível retomar o entendimento e compreensão dos temas abordados nas unidades.

Após retomarem as dificuldades, avanços e conquistas com o avançand0 na prática, e a formadora ao final, ter apresentado suas observações, os cursistas dividiram-se em grupos e realizaram as atividades da oficina. Logo depois da apresentação dos grupos, houve a leitura do depoimento de "Patativa do Assaré" e "Paulo Freire", textos que enriqueceram ainda mais a compreensão acerca de letramento, escrita e processo de leitura.

Depois de retomar os objetivos e dos professores terem manifestado suas opiniões, seus saberes, preocupações e sugestões, a formadora apresentou o título da unidade a ser trabalhada na próxima oficina, "Mergulho no texto" e pediu para cada cursista falar sobre o que trataria esse texto, criando expectativa e ansiedade ao tema do próximo encontro.

Enfim, a compreensão dos temas estudados na oficina realizou-se de forma significativa. Os cursistas manifestaram aprendizagens e conhecimentos abstraídos do TP e muito interesse em realizar as atividades dos AAAs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário