quinta-feira, 2 de julho de 2009

RELATÓRIO DA OFICINA 5: TP3


UNIDADE 9 - GÊNEROS TEXTUAIS: DO INTUITIVO AO SISTEMATIZADO

UNIDADE 10 - TRABALHANDO COM GÊNEROS TEXTUAIS.


Realizou-se em 4 de maio de 2009, na SEMED, o encontro com os professores cursistas do GESTAR II, no qual trabalharam as unidades 9 e 10 do TP3. E teve como objetivos: identificar caracteristicas de gêneros textuais diversos; refletir sobre o conceito de trabalho, utilizando textos verbais e não verbais; relacionar gêneros textuais e competência sociocomunicativa; diferenciar gêneros literários e não literários; caracterizar gêneros poéticos e cordel.

Inicialmente, houve a leitura do texto "O vôo da águia", de Affonso Romano, em que os cursistas emitiram sua opinião acerca da leitura realizada. Em seguida, foi apresentado textos verbais e não verbais e exposto oralmente características dos mesmos, retomando o entendimento sobre competências sociocomunicativas e de gêneros poéticos e não poéticos. Logo após, foi apresentado um mural com diferentes gêneros: poemas, biografia, cordel, narativas, notícia, bula, entrevista, fábulas, contos e cartas. Solicitando que cada professor identificasse o gênero classificando-o em literário ou não literário com suas características. As colocações dos cursistas e da formadora ampliaram a compreensão.

Começou então, a exposição dos relatos orais do avançando na prática, em que os cursistas foram motivados a relatarem as experiêcias realizadas com os alunos e a discutirem acertos e enganos; e se os objeitvos propostos foram atingidos.

Foi realizada a divisão dos grupos e trabalhada a atividade da oficina, em seguida cada relator dos grupos apresentaram suas sequências didáticas, com finalidade de desenvolver habilidades de leitura e produção, com sequências articuladas e progressivas. Após as apresentações, foi entregue o texto "O operário em construção" de Vinicius de Moraes e todos acompanharam o belíssimo poema em áudio, ampliando ainda mais a compreensão sobre gêneros literários poéticos.
A avaliação da oficina, mediante opiniões dos professores, foi positiva, os objetivos propostos foram atingidos, pois demonstraram entendimento e compreensão sobre os temas trabalhados. E por fim foi apresentado por meio de perguntas instigantes o conteúdo temático da próxima oficina - tipos textuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário