quarta-feira, 8 de julho de 2009

OFICINA 8: TP4


UNIDADE 15 - MERGULHO NO TEXTO
UNIDADE 16 - A PRODUÇÃO TEXTUAL.

O encontro realizado em 19 de junho, no auditório da SEMED, contribuiu para a compreensão dos temas, desenvolveu leituras e atividades práticas, sistematizou teorias e aprofundou reflexões sobre a estrutura do texto, ensino da escrita como prática comunicativa e seu desenvolvimento, garantindo aprendizagens significativas.
Logo no início foi realizada uma produção oral - narrativa ficcional em que cada cursista continuava a história do ponto em que seu colega da direita tinha parado. Com objetivo de observar a estrutura do texto e chamar atenção para as características e finalidade da produção textual. Que garantiu o entendimento acerca do assunto do TP. Depois foi entregue tarjas com questões referentes ao conteúdo teórico das unidades, para retomar a compreensão sobre os mesmos.
Os relatos das atividades desenvolvidas com os alunos do avançando na prática, foram de fundamental importância para o grupo. Apresentaram trabalhos maravilhosos, experiências excepcionais, os cursistas e a formadora emocionaram-se com atividades que contemplavam etapas de um planejamento bem elaborado que visava desenvolver habilidades de compreensão, interpretação e produção textual.
Os cursistas dividiram-se em grupos e desenvolveram a atividade proposta para a oficina, se articularam e elaboraram cartazes com as etapas da atividade solicitada com práticas de leitura e escrita do nosso cotidiano. Após a apresentação dos grupos, realizou-se a avaliação da oficina de forma reflexiva quanto aos objetivos, estratégias e atividades propostas e desenvolvidas, respondendo oralmente.
Diante dessa reflexão, a formadora chamou atenção para o conteúdo do TP5 - que trabalha estilo, coerência e coesão, assim como a importância do estudo prévio das unidades para serem discutidas e compartilhar reflexões e estratégias com os colegas da formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário