domingo, 22 de novembro de 2009

OFICINA 3: TP2

UNIDADE 5 - Gramática: seus vários sentidos.
UNIDADE 6 - A frase e sua organização.



Realizou-se no dia 26 de outubro, na Secretaria Municipal de Educação, o encontro que permitiu consolidar as reflexões provocadas pela leitura e o desenvolvimento das atividades propostas nas unidades, com objetivos de resolver dúvidas e sistematizar as informações dos pontos principais das unidades: os sentidos da palavra gramática e o conceito, a construção da frase e do período, e aperfeiçoar o planejamento e a execução de atividades de linguagem (leitura, produção de texto, e análise linguística).
Inicialmente, foi entregue aos cursistas tarjas com palavras contempladas nas unidades, para externarem seu conhecimento prévio sobre o tema tratado, onde foi possível perceber a concepção de gramática e identificar seu perfil como profissional de Língua Portuguesa. Percebeu-se que o ensino produtivo, reflexivo e prescritivo, estão sendo desenvolvidos de forma a potencializar a aprendizagem do aluno e que lentamente os professores estão internalizando essa prática que foi estabelecida pelos PCNs.
A apresentação do avançando na prática através do relato e atividades dos alunos foram momentos ricos de trocas de experências, em que os professores ressaltaram os resultados com pontos positivos e negativos, avanços e ajustes realizados por eles no momento de execução da atividade.
Em grupos realizaram questões do TP e a proposta de atividade da oficina, de planejar uma atividade de interpretação, de produção de texto e de análise linguística. E com orientação pertinente aos grupos, foram capazes de executar e apresentar as atividades, contemplando os objetivos proposto para a oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário