sábado, 21 de novembro de 2009

OFICINA 12: TP6

UNIDADE 23 - O processo de produção textual: revisão e edição.
UNIDADE 24 - Literatura para adolescentes.


Aconteceu no auditório da SEMED, dia 14 de setembro de 2009, o encontro com os cursistas do GestarII.
Oficina participativa e produtiva que desenvolveu a criatividade do grupo mediante a atuação positiva da proposta do Programa, através dos temas tratados: produção textual: revisão/ edição e literatura para adolescente, encontro maravilhoso para despertar aprendizagens.
Inicialmente realizou-se uma reflexão sobre "os textos que eu leio: literatura ou informação?" Resultado surpreendente, com preferências bem ecléticas, porém com propósitos comuns.
Após esse momento, iniciou o tira dúvidas dos temas das unidades, com esplanação e questionamento, retomando os conteúdos e texto referência. Logo depois, os cursistas apresentaram o relato oral e escrito da aplicação do avançando na prática, contemplando desde o planejamento da atividade até a avaliação, com intervenção da formadora e permitido que os cursistas opinassem e avaliassem com o olhar cuidadoso da formadora, permitindo assim, o crescimento avaliativo do grupo.
Para a realização da atividade, foram divididos os grupos e proposto a atividade da oficina, questões do TP e atividades da aula 7 - Investigando o texto e aula 8 - Retrato poético. Com as apresentações dos grupos, tiveram a oportunidade de expor suas ideias, ponto de vista, sugestões de atividades e dúvidas mais preocupantes e de maior significação para todo o grupo, uma vez, que os textos apresentados nos TPs e AAAs são de interesse dos alunos, e trazem temas pertinentes a sua fase - adolescência.
Quanto a avaliação da oficina, os participantes envolvidos relataram que a mesma contemplou a aprendizagem dos conteúdos e os objetivos foram alcançados.
A avaliação do encontro feita pela Formadora, foi satisfatória e suficiente para despertar novos conceitos e ideias sobre os temas para criar situações e envolver o aluno com o conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário