domingo, 22 de novembro de 2009

OFICINA 2: TP1

UNIDADE 3 - O texto como centro das experiências no ensino da língua.
UNIDADE 4 - A intertextualidade.



Em 14 de outubro, no auditório da SEMED, realizou-se o encontro que retomou as questões da prática pedagógica a partir dos conteúdos das unidades, com objetivos de rever e sistematizar as informações essenciais em torno do uso do texto no ensino da língua, incluindo a intertextualidade, e avaliar a prática docente, com relação as atividades ligadas à leitura e a produção de textos.
Depois da apresentação dos objetivos, foi pedido a cada cursista para conceituar texto e falar sobre a importância de trabalhar com diferentes gêneros textuais. Quando terminaram de expor suas ideias, foi entregue textos apresentando as várias formas e tipos de intertextualidade, que possibilitou a identificação do texto "original" e a compreensão sobre a intertextualidade que permeia no meio onde vivem. Os textos da unidade 4 foram de fundamental importância para a compreensão do tema.
Os relatos apresentados dos avançando na prática, acrescentaram muito em experiência e aprendizagens para o grupo que sempre compartilham belíssimos ensinamentos.
Em grupos, trabalharam-se as várias formas de intertextualidade com o texto "A língua", do TP, que resultou em diversos gêneros textuais, bem criativos (notícia, poema, receita, fábula e carta) utilizando-se da paráfrase e paródia. A mesma atividade realizada na oficina foi pedida aos cursista para realizarem com os alunos em sala de aula, com objetivo de identificar nos textos que produzem, o resultado da influência maior ou menor, mais clara ou quase imperceptível, de outros textos.
A avaliação feita pelos cursistas realizou-se de forma expontânea, onde cada um falava sobre o que aprendeu no encontro e como utilizar esse aprendizado com os alunos. Como chamamento para o tema da próxima oficina, foi perguntado ao grupo, o que o ensino reflexivo da língua ajuda em sua prática pedagógica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário