sábado, 20 de junho de 2009

Memorial

Lembranças, doces e alegres lembranças...
Meus pais sempre nutriram a ideia de que o estudo é tudo nesta vida, e desde cedo orientavam sobre sua importância e finalidade, pois os mesmos não seguiram em frente com os estudos, meu pai abandonou a escola por falta de interesse, logo nos primeiros anos de escolaridade, arrepende-se por isso, minha mãe não teve a mesma oportunidade, esforçada, aprendeu a ler sozinha através da cartilha de ABC da irmã mais nova que frequentava a escola, de noite cansada da labuta diária de sol a sol, pegava a lamparina e baixinho começava a soletrar...
Primeiro dia de aula e eu cheia de expectativas e desejo de chegar à escola e conhecer minha professora, minhas irmãs, como falavam bem de suas professoras! E foi maravilhoso o contato com livros, pois minhas primeiras leituras de fato ocorreram mesmo na escola.
Aprendi a gostar de ler com a professora Lourdinha, que levava para sala de aula várias obras de Monteiro Lobato: As reinações de Narizinho, Emília no país da gramática, e líamos com prazer e encanto suas belas histórias cheias de magia, aventura e ensinamentos.
Fui alfabetizada através do método tradicional - mecânico, baseado no b com a - da cartilha, mais minhas professoras souberam dar significado e importância a leitura quando trabalhavam com os títulos literários do acervo de livros da biblioteca da escola, aumentando meu interesse pela leitura.
Lembro-me das aulas atrativas e instigantes da professora de Língua Portuguesa e Literatura, Ana Cunha, referência no Ensino Médio para quem estudou na Escola Normal Santa Tereza de Jesus, suas leituras e vivências proporcionadas em suas aulas foram de extrema importância para minha formação.
Em todo meu percurso de estudante os conteúdos e aprendizagens foram válidos, soube dar importância a cada leitura feita e atividade respondida, mesmo as mais irrelevantes.
Muitas leituras ficaram marcadas em minha memória, aquelas em que eu li com prazer, repertório variado de poemas, romances, contos, letras de músicas, crônicas, artigos e outras por exigência para ser aprovada no vestibular e cursando Letras, Vidas Secas, de Graciliano Ramos; O Quinze, de Rachel de Queiroz; Morte e Vida Severina, de João Cabral; A Hora da Estrela, de Clarice Lispector.
Se hoje sou professora, devo muito as minhas leituras, família e professores que souberam desenvolver aprendizagens significativas. Serei sempre uma leitora assídua, pois a leitura desenvolvem saberes e isso eu cultivo em minha casa com meus filhos, incentivando-os a sempre buscar novas leituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário