sexta-feira, 19 de junho de 2009

Biografia


Maura Araujo de Sousa nasceu na cidade de Campo Maior, Piauí, no dia 25 de outubro de 1975, é a terceira dos seis filhos de Francisco de Sousa Felício, motorista, muito rígido na educação dos filhos e Aldenora Brito de Araújo, que dentre outras qualidades, era exímia dona de casa. Maura veio de uma família simples e batalhadora que tinha como princípios formar os filhos e educá-los para a vida.
Aos seis anos iniciou seus estudos no tradicional Patronato Nossa Senhora de Lourdes, escola dirigida por irmãs, com doutrina cristã conservadora e rigorosa; em 1993 ingressou na Escola Normal Santa Teresa de Jesus e cursou o Pedagógico - Magistério, formando-se em professora.
Em 1996, passa atuar no Campo Educacional, em uma escola particular durante dois anos, que lhe proporcionou ricas experiências, maturidade e crescimento na área da educação. No ano seguinte, passa em dois concursos públicos para professora, assume 40 horas em Campo Maior e desiste do outro em uma cidade vizinha.
Em 1999, casa-se com Raimundo Soares, contabilista, e no ano seguinte nasce seu primeiro filho, Edbergue Emanuel; e é aprovada pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI, para o curso de Licenciatura Plena em Letras/Português, e na busca de se identificar com o curso, realiza seus trabalhos com dedicação, empenho e gosto.
Em 2002, nasce Guilherme Gabriel seu segundo filho, em 2005, conclui sua especialização em Estudos Linguísticos pela FAESP.
Na Educação já assumiu diferentes funções, professora, diretora, coordenadora e em 2006, atuou como formadora de Língua Portuguesa do Programa Qualiescola, do Instituto Qualidade no Ensino - IQE, com duração de três anos, que lhe proporcionou reflexões, arrepios, construção de conhecimentos, novas práticas de ensino, novos saberes e fazeres, tanto na formação para formador, quanto na atuação como formadora junto aos professores de primeiro ano ao quinto ano.
Em 2008, é convidada a um novo desafio, ser formadora do Gestar II, que a deixa preocupada e ao mesmo tempo seduzida em participar de novas experiências na obtenção de conhecimentos, em poder contribuir para uma aprendizagem significativa e de qualidade.
E em 2009, inicia a formação do Programa com os professores dos anos finais do Ensino Fundamental e continua orientando os professores do primeiro ano ao quinto ano, trabalho desenvolvido com dedicação, compromisso e seriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário